FAQ: Jornal Mural Online & visão geral

Este documento oferece uma visão geral do Tela Social Jornal Mural Online. As seções abaixo objetivam-se a auxiliar instituições em relação à definição dos requisitos, facilitando a escolha do tipo de proposta mais adequada. Em caso de dúvidas, entre em contato (veja final do documento).

Introdução ao Tela Social e Jornal Mural

O Tela Social é uma plataforma tecnológica, que oferece soluções em comunicação digital e interativa. Este documento aborda a solução de comunicação interna intitulada Jornal Mural Online — que é voltada para instituições e empresas que buscam melhorar os canais de comunicação com contribuidores ou usuários. A solução Mural Online faz com que conteúdos da Web possam chegar aos ambientes como saguões, salas de espera, corredores, dentre outros. O usuário recebe a experiência de conteúdo visual por meio de modernos aparelhos de TV, como as TVs de LED de alta definição. O Tela Social não é broadcast, ou seja, o conteúdo não é transmitido por meios tradicionais, como os de comunicação usados normalmente em aparelhos de TV. Com o Tela Social, as TVs são utilizadas como monitores de vídeo para a apresentação de um conteúdo que é gerado localmente, ou seja, é fornecido por meio de um computador. Para facilitar o entendimento em relação à flexibilidade e objetivo do produto, a seção abaixo está formatada como perguntas e respostas. Em caso de dúvidas, entre em contato para que possamos complementar as informações.

Qual é o objetivo do Jornal Mural?

A valorização dos canais de comunicação é o objetivo principal do produto. A solução tecnológica serve para que instituições possam valorizar seus canais de comunicação, proporcionando maior participação com contribuidores, clientes e parceiros. Para maiores informações sob a ótica da comunicação, veja Nova Concepção para Jornal Mural em Ambiente Corporativo.

Como funciona o Jornal Mural?

O Jornal Mural é um produto que tem funcionamento online. Por meio de um dispositivo de hardware tipo PC, é oferecida a função de apresentação de conteúdo em TVs de alta definição. O conteúdo é gerado pelo software-plataforma Tela Social, que baseia-se em padrões e dados da Web, ou seja, possibilita que instituições criem canais de conteúdo em tempo real, que buscam informações da Internet. Tal característica é um diferencial da plataforma Tela Social, pois é flexível em atender às modernas demandas de comunicação em instituições e empresas — por exemplo, conectando não somente as informações da Web, mas também, incorporando conteúdos disponíveis nas Intranets corporativas, o que contribui com maior visibilidade e interação em relação aos canais de comunicação existentes nas instituições.

O que é necessário para rodar o sistema do Mural?

O mural depende de uma infraestrutura de hardware que, além das telas, necessita de computadores — um computador por tela, na grande maioria dos casos, por ter um melhor custo, se comparado a conectar todas as telas com cabeamento HDMI, além da necessária infraestrutura da rede. Os projetos com o Tela Social contam com o apoio técnico para atender às necessidades do cliente e capacitar o(s) grupo(s) de T.I. e/ou o departamentos envolvidos nas compras e instalação de equipamentos.

Como funciona a operação do sistema?

O sistema roda de forma automatizada – onde todas as tarefas necessárias às apresentações não exigem manutenção por parte do usuário para que haja atualizações nas apresentações. Por exemplo, se a empresa possuir uma página com novidades, as atualizações de tal página podem ser automaticamente apresentadas nas telas, sem a necessidade de fazer qualquer atualização ou manutenção no sistema. Isso significa menor preocupação com o sistema de atualizações, principalmente em relação às fontes de conteúdo que já estão disponíveis na Internet. Isso significa uma flexibilização, pela qual o Tela Social permite o reuso de conteúdos que estão disponíveis no domínio da instituição, seja em uma intranet (rede interna) ou na internet.

O que está incluso na aquisição do Mural?

Existem duas modalidades para o Tela Mural: aluguel ou enterprise. Em ambos os casos, o serviço contempla a customização visual da tela para até um canal — de forma que as informações sejam organizadas conforme as escolhas do cliente para que tudo se encaixe dentro das especificações de layout, de maneira que a escolha de recursos tais como cores, logos, imagens e os canais possam contribuir com as estratégias de comunicação, de interesse pela instituição.

A versão online (aluguel) oferece uma interface via Web para adminstração e publicação de conteúdo. A versão enterprise, por outro lado, possui suporte para os tipos de dados padrões da Web, como os padrões XML, JSON, HTML, PNG, dentre outros. Veja maiores detalhes sobre as versões nas seções abaixo.

É possível apresentar no mural uma informação que não esteja em nenhuma página ou para a qual não há sistema em nossos servidores?

Sim. Caso seja necessária a visualização de informações que não estão presentes na Web ou não podem ser acessadas nos padrões usados pelo sistema Tela Social, um componente dedicado deverá ser desenvolvido para o Mural. Nesse caso, o desenvolvimento é cobrado à parte e será feito de acordo com a necessidade definida pelo cliente.

O que são os segmentos de conteúdo do Jornal Mural?

Os segmentos de conteúdo referem-se aos tipos de dados e também ao tipo de apresentação de layout. Por exemplo, pode-se apresentar uma lista dos aniversariantes do mês ou mesmo uma agenda com as próximas palestras. Além disso, -existem outros segmentos como: galeria de fotos, notícias-destaque com fotos, lembretes, páginas HTML, listas animadas e também, componentes que carregam dados de redes sociais, como Twitter, Instagram etc. Uma visão geral de casos de uso e segmentos podem ser visualizados em:

O que é o conceito Jornal Mural Corporativo Online?

É uma definição que nasceu a partir de casos de usos reais. Uma documentação, que foi apresentada como trabalho de pesquisa no Intercom, está disponível e apresenta o caso de uso implantado no Parque Tecnológico Itaipu, uma instituição com mais de 25 prédios onde 25 painéis LED levam conteúdos de interesse da comunicação para mais de 4000 pessoas que transitam no parque todos os dias.

Caso de uso

Customização do Tela Mural Enterprise

A versão enterprise é uma versão de projeto de desenvolvimento elaborada juntamente com o departamento de T.I. de instituições, em conjunto com o departamento de marketing ou comunicação. Esta modalidade existe porque algumas instituições demandam o controle total em relação à solução tecnológica, seja por questões estratégicas ou por questões de maior transparência ou segurança, uma vez que a versão enterprise é uma solução de tecnologia que tem o funcionamento dentro da rede corporativa das empresas. A solução enterprise pode incluir os principais serviços:

Nossa empresa trabalhará em conjunto com a empresa contratante nos seguintes ítens:

Desenvolvimento de TV Apps

Trata-se do desenvolvimento de software para funções que a empresa contratante julgue necessárias, mas não estão contempladas no projeto inicial. Por exemplo, um sistema de “post it” (ou avisos) no qual os funcionários possam cadastrar avisos a serem exibidos na tela, mas que não estejam disponíveis em nenhum serviço Web ou sistema do servidor da empresa contratante que o Tela Mural possa acessar.

Assessoria/suporte Estimativa de Custos de Hardware

O Tela Social fornece assessoria para a avaliação dos aparelhos mais adequados para as necessidades da empresa contratante tanto na qualidade quanto nas dimensões das telas. Dessa forma, a estimativa inicial é um valor base para previsão orçamentária porém, sujeito a modificações, inclusive possível redução do valor dependendo dos requisitos da empresa.

Canal de monitoramento

Nos casos enterprise, é comum a implantação de uma central de monitoramento, que trata da apresentação das últimas atualizações de todas as telas e que pode ser instalada no departamento de T.I. ou no departamento de comunicação. A figura abaixo ilustra uma central de monitoramento com 25 telas.

Estratégia da plataforma tecnológica

A estratégia de desenvolvimento é baseada em uso de várias tecnologias e padrões abertos — visando uma maior capacidade de adaptação para novos casos de uso. A plataforma e o design do projeto baseiam-se nas premissas abaixo: